MARIA É MÃE MAS TAMBÉM PORTEIRA: Legião de Maria

sábado, 28 de julho de 2012

Legião de Maria

Legião de Maria

A Legião de Maria é um movimento de católicos que, com a aprovação da Igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, se constituíram em Legião para servir na guerra, perpetuamente travada pela Igreja, contra o mal que existe no mundo. É um exército de homens e mulheres sob o comando de Maria, orientados pela Palavra Sagrada, para levar Cristo ao mundo.

FUNDAÇÃO DA LEGIÃO DE MARIA
A Legião de Maria foi fundada na Irlanda em 1921 por Frank Duff e se espalhou pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil em 1951. O primeiro grupo foi formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rua do Riachuelo. Está em todo o Brasil, nos mais longínquos lugares, numa expansão continuada. Há legionários que vão à Amazônia para fundar Praesidia e voltam lá para mantê-los unidos e com trabalhos corajosos. Em Cruzeiro do Sul a Legião de Maria foi fundada em 24 de abril de 1980 por Valdecir Reggiani.

FUNDADOR DA LEGIÃO DE MARIA


Frank Duff nasceu em Dublin, na Irlanda, a 7 de junho de 1889. Entrou para o Funcionalismo Civil aos 18 anos, aos 24, alistou-se na Sociedade de S. Vicente de Paulo, onde foi levado a um mais profundo compromisso com a sua Fé Católica e adquiriu, ao mesmo tempo, uma grande sensibilidade às necessidades dos pobres e desfavorecidos.
Juntamente com um grupo de católicos e o Padre Michael Toher, da Arquidiocese de Dublin, fundou o primeiro Praesidium da Legião de Maria, a 7 de setembro de 1921. A partir desta data até a morte, a 7 de novembro de 1980, orientou a extensão mundial da Legião, com heróica dedicação. Assistiu ao Concílio Vaticano II, como observador leigo.
Os seus ímpetos de profunda compreensão do papel da Santíssima Virgem no plano da Redenção, bem como do papel dos fiéis leigos na missão da Igreja, refletem-se no Manual da Legião de Maria, quase inteiramente, obras das suas mãos.

FINALIDADE DA LEGIÃO DE MARIA
A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação de seus membros, pela oração e pelo trabalho ativo na obra de Maria, sob a direção da autoridade eclesiástica. É um instrumento nas mãos da Igreja.

ESPIRITUALIDADE DA LEGIÃO DE MARIA
O espírito da Legião é o próprio espírito de Maria de quem os legionários procurarão imitar a profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angélica, a contínua oração, a mortificação universal, a pureza perfeita, a paciência heróica, a sabedoria celeste no amor corajoso e sacrificado a Deus e, principalmente, na sua fé. Essa espiritualidade tem como programa : Eucaristia, Oficio da Imaculada Conceição e Terço.

QUEM PODE SER LEGIONÁRIO (A)
A Legião de Maria está aberta a todos os católicos quem pratiquem fielmente a religião, que tenham o desejo de exercer seu apostolado na Igreja e, através dele levar Maria ao mundo.

EM QUE CONSISTE O TRABALHO LEGIONÁRIO
Visitas domiciliares: apoio espiritual às famílias; Visitas a hospitais, prisões e albergues; Visitar e cuidar dos deficientes, doentes e idosos; Rezar o terço nos lares, cemitérios e velórios; Colaborar com a Igreja nas iniciativas de caráter apostólico e missionário; Entronização do Sagrado Coração de Jesus nas famílias; Ministrar aulas de formação cristã (Catequese); Difundir a literatura católica; Promover a missa diária e a devoção ao Santíssimo Sacramento; Promover retiros e momentos de espiritualidade, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário